Warning: Creating default object from empty value in /home/wfinfotec/www/wp-content/themes/yolo-bestruct/framework/core/redux-framework/ReduxCore/inc/class.redux_filesystem.php on line 29
Inovação – 5 obstáculos que impedem novas iniciativas – WF Infotec
  • Rua Padre João 237 | SALA 1 ,
    Penha | São Paulo – SP
  • Telefone
    Whatsapp (11) 94772-1380
  • E-mail
    contato@wfinfotec.com.br

Blog Details

Inovação – 5 obstáculos que impedem novas iniciativas

Falar de inovação em grandes empresas significa abordar os mais variados investimentos feitos em tecnologias e ferramentas úteis para a redução de custos, otimização de processos, aumento da produtividade e diversos benefícios para os negócios.

A maior parte das empresas mais inovadoras do mundo vem incorporando tecnologias digitais em seus programas de inovação, até mesmo as organizações com negócios vistos como mais conservadores. Em todas as indústrias, ser digital é uma das tendências quando se trata de inovação em grandes empresas.

Porém, implementar novas tecnologias digitais e desenvolver programas de inovação nem sempre é uma tarefa fácil. Continue lendo e confira quais são os principais entraves!

 

1. Cultura organizacional

A cultural organizacional de uma empresa está associada à mentalidade, valores e práticas empregados dentro do ambiente corporativo. Ao mesmo tempo que ela pode servir para impulsionar a inovação em grandes empresas, ela pode acabar se tornando um grande obstáculo.

Em organizações cuja cultura está atrelada a uma enorme burocracia, por exemplo, o processo de inovação encontra mais dificuldades e os colaboradores provavelmente se sentem pouco desafiados para propor mudanças. Portanto, se a sua empresa deseja inovar, saiba que a cultura também deve estar aberta às transformações.

 

2. Colaboradores sobrecarregados

A inovação em grandes empresas, geralmente, se depara com outro obstáculo: a falta de tempo. Isso porque é bastante comum no mundo corporativo que os colaboradores trabalhem sob constante pressão para atingir metas, melhorar resultados e produzir mais em cada vez menos tempo.

A consequência dessa dinâmica é que não sobra tempo para a inovação, já que ela exige dos profissionais, sobretudo, tempo e foco. Assim, para a inovação acontecer, os colaboradores precisam ter tempo para se dedicar, do contrário tendem a ficar ainda mais sobrecarregados.

 

3. Limitação de recursos financeiros

Para que o processo de inovação em grandes empresas realmente aconteça, é preciso que haja um investimento minimamente significativo. Afinal de contas, a contratação de tecnologias e ferramentas inovadoras depende de recursos financeiros. Geralmente, um dos maiores entraves para a inovação é a limitação e até mesmo a ausência de recursos.

Mais do que um custo, o gasto com a aplicação de tecnologias digitais, como plataformas de comunicação unificada ou serviços flexíveis na nuvem, por exemplo, deve ser visto como um investimento. Isso porque elas trazem melhorias significativas para produtividade, otimização de processos e para o próprio negócio.

 

4. Excesso de burocracia

As organizações de grande porte, cujo funcionamento depende de inúmeros processos, podem ter mais dificuldades na hora de manter um ritmo adequado à inovação. Tendo em mente a dinâmica de startups, onde tudo acontece de uma forma muito rápida, vemos que as empresas maiores ainda encontram grandes desafios.

A hierarquia engessada, a cultura mais conservadora e avessa aos riscos são algumas das características que dificultam a inovação nas grandes empresas. Por isso, as organizações orientadas por processos burocráticos dependem de uma reformulação para que o processo de inovação possa ser mais acelerado.

 

5. Falta de continuidade

Hoje, a maioria das empresas tem a consciência de que a inovação é necessária para o crescimento de qualquer negócio. Isso tem feito com que elas valorizem ideias e a implementação de tecnologias inovadoras, visando uma maior produtividade e destaque em seus mercados de atuação.

No entanto, um dos grandes entraves para a inovação em grandes empresas é a falta de esforço para que as ideias sejam realmente implementadas ou que projetos continuem a serem tocados. É por isso que ter uma equipe dedicada ao avanço dos projetos inovadores da empresa pode fazer toda a diferença.

Deixe seu comentário